Healthy Relationships
  • Blogue
  • Blogue

Casamentos saudáveis - Como conseguir?

1/7/2015

 
Formula da reconquista
"O que casais necessitam fazer a fim de manter o seu casamento/relacionamento saudável?"
 
Esta é uma ótima pergunta... e não existe resposta simples, uma vez que depende de vários fatores, incluindo cada cônjuge / personalidade do parceiro, problemas de compatibilidade, quão confortável você e seu cônjuge/parceiro estão com o compartilhamento de emoções, bem como outros problemas.
Mas vamos voltar nossa atenção para a questão de um relacionamento que pode desfazer até o melhor casamento/relacionamento.
 
Problemas de relacionamento: O efeito de avalanche de emoções negativas

Dr. Susan Johnson (desenvolvedor de terapia emocional focada para casais), bem como outras especialistas em relacionamento, detalhe como reações emocionais negativas (tais como a raiva, ressentimentos, defesa) podem espiral fora de controle e tornam-se padrões arraigados que influenciam a maneira na quais os casais interagir um com o outro.
 
Muitas vezes essas emoções negativas (e as interações que seguem) assumem uma vida própria, controlando e dirigindo a relação no território da desconexão e estranhamento. Como mal-entendidos e distância emocional tornam-se uma característica regular do casamento/relacionamento, casais tornam-se cada vez menos dispostos a se abrir emocionalmente uns aos outros (guiado por uma atitude de "Por que arriscar mais dor?").
Truísmo de relacionamento: Negatividade alimenta ainda mais a negatividade; positividade convida positividade.
 
Filtros negativos e visão turva
 
A influência duradoura de raiva ou dor emocional pode continuar a cor negativamente sua percepção mesmo quando seu cônjuge/parceiro está atuando (ou tentando agir) apoio ou amorosamente. É como se um resíduo de dor e defesa continua a ser aquele Bois sua atenção para as coisas que confirmam os problemas anteriores. Um viés negativo que filtra o que pode estar trabalhando no seu casamento/relacionamento desenvolve — pense desta forma: o que você procura é o que você encontrar, para que quando você espera e antecipa o negativo, o positivo se negligenciado/minimizado.
 Estes filtros mentais negativos reforçam ciclos de interações de dor-defensiva que começam a consumir o casamento/relacionamento.
 
Relação de ajuda: Mudando sua mentalidade na direção em que está trabalhando
 
O primeiro passo na mudança de ciclos de negatividade está reconhecendo esses padrões em seu casamento/relacionamento. Somos todos vulneráveis para ser arrebatado por estas correntes, e a discutir isto com o outro (de forma não-culpando) é um passo importante para ganhar o controle de seu relacionamento.
 
Observe como as duas instruções disse por casais reais diferem:
"Estás tão defensivo! Não posso dizer nada a você!"versus" Acho que estamos caindo volta para esse ciclo de dor-culpa... está começando a assumir novamente. "
 
A segunda instrução identifica o "ciclo" ou padrão de interações negativas como o culpado que precisa ser vigiado para — isto permite diálogo aberto e uma troca de sentimentos mútuo sobre o que precisa ser mudado no relacionamento. A primeira instrução é acusatório (mesmo se é verdade) e será a única alimentação do ciclo de negatividade.
 
Como você e seu cônjuge/parceiro começam a distanciar-se estes ciclos negativos, você pode começar a intencionalmente procurar e reconhecer os esforços que cada um está fazendo para melhorar o relacionamento — procure momentos (no entanto breve) que estão trabalhando, momentos que convidam a intimidade emocional. Isto deve ser uma decisão consciente para que você possa lutar contra os preconceitos mentais negativos que pode ter desenvolvido. Fazer isto de forma regular em seu casamento/relacionamento começará a produzir mais positividade.

Source: Formula da reconquista


Os comentários estão fechados.

    Autora: Fabiana Lira

    Psicologa, especialista em terapias Holisticas e Terapia Cognitivo-Comportamental com casais

    RSS Feed

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.